20 de outubro de 2017

Em SP, Aparelha Luzia recebe AFÉTO exposição de Roger Cipó



AFÉTO chega a São Paulo e terá abertura nesse sábado, 21 de outubro, às 20H, na Aparelha Luzia, o quilombo urbano mais importante de São Paulo. [LINK DO EVENTO]


Sucesso no Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro 2017, AFÉTO, a primeira exposição individual de Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, é resultado de anos de observação do cotidiano de terreiros de candomblé em São Paulo e Rio de Janeiro, numa tentativa de recriar a imagem do sagrado negro a partir da perspectiva de evidenciar a humanidade dos adeptos do candomblé, povo que historicamente tem sido vitimado pelo racismo religioso. Nessa perspectiva, o trabalho propõe um diálogo imagético como contra-narrativa às imagens criadas em olhares desconhecidos que de forma superficial olhou para as práticas pretas de fé com "lentes fetichizadas", atribuindo lugares pejorativos e quase nunca olhado para as dimensões sagradas e valorosas desses povos e seus territórios. AFÉTO vai de encontro à uma nova construção daquilo que se pode entender por ver o candomblé e sua digna totalidade.

Uma atmosfera que reinvidica o sagrado afrobrasileiro como caminho de auto-cura coletiva de um povo forjado na luta, não só por liberdade, mas pelas possibilidade de viver. Em AFÉTO, Cipó, um jovem que descobriu a fotografia como forma de comunicar sobre sua relação com sua fé, compartilha imagens pouco conhecidas no imaginário da sociedade quando o assunto é candomblé. Seus retratos contam histórias de amor que nascem a partir da experiência de fé nos orixás. De acordo com o artista, mais que um registro documental sobre um aspecto específico do Candomblé, o trabalho reitera a importância das relações interpessoais como forma de resistência do legado africano.


Serviço: 
Aparelha Luzia recebe AFÉTO exposição fotográfica de Roger Cipó, curadoria de Marco Antonio Teobaldo
Abertura: 21 de outubro às 20H 
Endereço: Rua Apa, 78. Campos Elíseos, São Paulo 
EVENTO GRATUITO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário