6 de setembro de 2018

[São Paulo] Encontro discutirá o universo da criança nos terreiros de candomblé


Na próxima terça-feira, 11 de setembro, às 19H, a Ocupação Cultural Jeholu receberá mais uma edição do "Saberes e Pensares de Terreiro". Com o tema "Omode: Crianças no Terreiro, o encontro dialogará sobre a infância, Empoderamento, convivência, construção de identidade e a formação educacional no universo das religiões de matrizes africanas.

Mediado pela Ialorixá Luciana de Oyá, assistente social, conselheira tutelar e militante das questões negras e dos direitos da criança e do adolescente, o encontro terá uma mesa com quatro mulheres negras e de candomblé que se relacionam com a temática, de diferentes formas. São elas: Iya Ana Carolina de Yemojá, Ekedi Alexandra da Oxóssi, Ekedi Marcela Cabral e a omo orixá Odara Delé, professora que, em 2017 lançou o aplicativo Alfabantu, que ensina kimbundu para crianças, através de jogos e brincadeiras.


Mais Informações sobre o evento, clique aqui


A criança de Candomblé 

"O terreiro sem crianças, é um terreiro sem futuro". Essa é, talvez, uma das expressões populares que melhor fala sobre a importância das crianças para o candomblé. São elas que preservarão as tradições, os cultos e legados do das divindades africanas, na diáspora Por outro lado, há de se atentar e preserva-las, pois crianças e adolescentes representam um grande número de vítimas do racismo religioso, e atribuem a escola como um dos espaços mais violentos, como já alertou a Professora Doutora Stela Guedes Caputo, autora de  Educação nos terreiros – e como a escola se relaciona com crianças de candomblé”, lançado em 2012

A Ocupação Cultural Jeholu 

Proposta pelo artista, militante egbon Felipe Brito, a Ocupação nasce da necessidade do diálogo, da coexistência e principalmente do acolhimento por meio do ativismo cultural, do pensar coletivo da identidade negra e do protagonismo negro a partir dos terreiros. Os eventos funcionam com sistema de Contribuição solidária (pague quanto puder).




Serviço: 

Saberes e Pensares de Terreiro - Omode: Crianças no Terreiro 
Data: 11 de setembro, às 19H 
Local: Ocupação Cultural Jeholu 
Rua do Triunfo, 305. Bairro da Luz, São Paulo/SP. 
Entrada: Pague o quanto puder



Nenhum comentário:

Postar um comentário