1 de outubro de 2015

Sociedade Afro-Religiosa celebra o dia da Matriz Africana, em São Paulo.


Pouca gente sabe que o dia 30 de setembro é instituído como o  Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana: Umbanda, Candomblé e seus segmentos- Lei Municipal 14.619/07, de autoria do Vereador Wadih Mutran, sob orientação da Sacerdotisa Iyalorixá Edelzuíta de Oxaguian.

" Sobre a lei, já me perguntaram por que 30 de setembro? Porque é o mês em que está se colhendo inhame na África, o período quando se faz as águas de Oxalá no Ilê Axé Opô Afonjá, no Engenho Velho e no Gantois, e também porque é quando se inicia a primavera. Então, achei que 30 de setembro seria uma boa data por isso e também por ser dia de São Gerônimo, que não é Xangô mas é sincretizado com ele. E Xangô é a força da nossa tradição." - explica Mãe Edezuíta.



Ontem, 30 de setembro, a Câmara Municipal de São Paulo foi ocupada pela sociedade afroreligiosa para a abertura oficial do Movimento As Águas de São Paulo 2015. O evento é também uma importante reflexão sobre a intolerância religiosa que dia após dia explícita sua guerra contra a liberdade de expressão e direito à fé. Em sua nona edição, o Ato Solene As Águas de São Paulo contou com  a participação da diretoria do movimento, autoridades religiosas de todo o estado, representantes do poder público e difusores da cultura afrobrasileira, como o  Diretor Cultural do Revelando São Paulo, Toninho Macedo. Intervenções musicais afro-religiosa permearam o evento. "a nossa tradição é baseada em musicalidade" - comentou Felipe Brito (um dos diretor do movimento) que se dividiu em mestre de cerimônia e cantor do Novo Coral de Suzano, grupo que encerrou a noite com uma emocionante apresentação.   


Tradicionalmente, a sessão solene homenageia e condecora uma sacerdotisa e um sacerdote com a posição de embaixatriz e embaixador. Esse ano, o casal escolhido para conduzir o cortejo é formado pela Iyalorixá Neinha de Nanã (Candomblé) e Pai Reinaldo Tupinambá (Umbanda). Em respeito à ancestralidade que ampara as lutas do Povo de Axé, o legado da Iyalorixá Sandra Epega (1947 - 2013) foi lembrado em uma importante homenagem póstuma, representada pelos seus descendentes que se fizeram presente na ocasião.  



Essa Luta também é Minha!

Sim. A Luta contra a desigualdade é de todo aquele que não se silencia. 
No próximo sábado, 03 de Outubro, vista-se de branco, pegue seu instrumento, sua quartinha branca e junte-se ao movimento o Movimento que tomará as ruas de São Paulo para o ato púbico em repúdio aos crimes de Intolerância Religiosa, Racismo e atentados contra as diferenças. A concentração acontece no Vale do Anhangabaú, a partir das 12H, com diversas apresentações culturais, e segue com o tradicional cortejo até a Monumento Mãe Preta para a lavagem da estátua que representa a ancestralidade feminina negra, na cidade.

Mais Informações: https://www.facebook.com/aguasdesaopaulo?fref=ts

Roger Cipó © Olhar de um Cipó - Todos os Direitos Reservados / All Copyrights Reserved]


Nenhum comentário:

Postar um comentário