26 de novembro de 2015

Deputada Leci Brandão realiza Ato Solene pelo Dia Nacional do Samba


O evento acontece no dia 2 de dezembro e conta com o apoio da SMPIR, deputado federal Orlando Silva e ASTEC SP. Neste ano, cinco personalidades do samba paulista serão homenageadas


O Dia do Samba é comemorado todos os anos em 2 de dezembro. Para marcar este momento, a deputada Leci Brandão fará um ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 18h00, no auditório Paulo Kobayashi. Os homenageados especiais da noite serão Dona Generosa, presidente do Samba da Laje, Dona Duda Ribeiro, Embaixatriz do Samba de São Paulo, Tia Cida, do Berço do Samba de São Mateus, Seu Dadinho, do Camisa Verde e Branco e Seu Carlão do Peruche. O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (ASTEC SP), Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, União das Escolas de Samba Paulistana e do deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP).

Samba Patrimônio Cultural

O mandato da deputada Leci vem promovendo ações e elaborando propostas para que o Poder Público possa reconhecer e valorizar a cultura do samba no Estado, tamanha a importância do gênero na construção da identidade brasileira. Entre as ações está a produção de publicações como as cartilhas Memória do Samba Paulista, projeto que terá sua quarta edição em referência aos representantes do samba que serão homenageados no ato. A Lei do Dia Estadual do Samba, a realização de uma audiência pública sobre as comunidades de samba (2013) e o projeto de lei que declara o samba patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo são alguns exemplos de iniciativas relacionadas ao samba realizadas pela deputada. Além destas ações, o mandato vem apoiando o projeto Circuito de Rodas de Samba de São Paulo, que está na segunda edição reunindo 56 rodas de samba paulistas. As duas edições do guia e oferecem informações sobre rodas que acontecem periodicamente, apontando datas, locais, referências e contatos para mais informações. A distribuição é gratuita o conteúdo está disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br, seção ‘Mais Publicações’.

Personalidades do samba paulista
 Os homenageados da solenidade são figuras de grande expressão no samba paulista. Conheça um pouco sobre cada um deles:


Seu Dadinho 
O paulista Eduardo Joaquim nasceu 08 de agosto de 1943. Conhecido como Seu Dadinho, fez carreira nos Correios, mas sempre dividiu o seu tempo e dedicação com samba. Seu Dadinho é considerado um dos fundadores da escola de samba Camisa Verde e Branco e conviveu com grandes baluartes como Seu Inocêncio no Camisa Verde, Pé Rachado da Vai-Vai, Seu Carlão do Peruche, Madrinha Eunice no Lavapés (primeira escola de samba de São Paulo, ainda em atividade) e Alberto Alves da Silva da Nenê de Vila Matilde. Todas essas personalidades plantaram a semente do samba no estado de São Paulo. Ritmista e compositor de mão cheia, já coordenou a bateria da escola e escreveu canções como Peso da Tradição, Festa No Morro, Malandro Vacilão, Canto Pra Viver, Revelação, Eta Samba Bom.



Dona Generosa
Maria Generosa da Silva nasceu em 18 de julho de 1954 na Vila Santa Catarina, zona sul, mesmo bairro onde cresceu e mora até hoje. Dona Generosa, como é conhecida, é articuladora e presidente do Samba da Laje, uma das rodas samba mais animadas e engajadas de São Paulo. A roda tem mais de 20 anos e acontece 1 vês por mês na laje e da frente da Casa da dona Generosa e família, uma rua íngreme que já atraiu artistas como Arlindo Cruz e Beth Carvalho, além do carinho e admiração de toda a sua comunidade. O Samba da Laje é um reduto do samba de São Paulo.


Tia Cida
Maria Aparecida da Silva Trajano nasceu no dia 26 de novembro de 1940 em São Paulo. É filha de Maria Ercília da Silva Rosa e Otávio Henrique de Oliveira, conhecido como Blecaute, compositor de “General da Banda” (1949) entre muitos outros clássicos do carnaval de rua. Tia Cida ou Tia Cida dos Terreiros, é a mãe do lugar que ficou conhecido como o Berço do Samba de São Mateus, na zona leste de São Paulo. Sua casa se tornou um tradicional reduto do samba por acolher músicos, sambistas e apaixonados pelo gênero que faziam e continuam a fazer grandes rodas de samba, tendo tia Cida como matriarca e referência. Tia Cida gravou seu primeiro disco aos 73 anos de idade com incentivo e produção do Quinteto em Branco e Preto, grupo que viu nascer nas rodas de samba de seu quintal.



Dona Duda Ribeiro 
Dulcinéa Ribeiro é professora de Educação Musical e Expressão Corporal, cantora, relações públicas, diretora de ala e apresentadora de eventos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criada em São Paulo, no bairro da Lapa, zona oeste. Militou por 9 anos da Escola de Samba Vai Vai a convite do padrinho, o sambista Geraldo Filme, e depois no Camisa Verde e Branco a convite do Sr. Carlos Alberto Tobias. Foi dançarina e, depois, backing vocal do programa Show do Sargentelli na década de 70 e a única mulher a integrar o tradicional JB Samba. Foi eleita Cidadã Samba de São Paulo em 2005 por unanimidade, e agraciada com o título de Embaixatriz do Samba de São Paulo pela Embaixada do Samba Paulistano.




Seu Carlão do Peruche
Carlos Alberto Caetano nasceu no dia 11 de setembro de 1930 na região da Santa Cecília e Barra Funda, zona Oeste de São Paulo. Aproximou-se do samba quando conheceu a Lavapés, a mais antiga escola de samba paulistana ainda em funcionamento fundada por Madrinha Eunice. Foi lá que Seu Carlão tomou verdadeiro gosto pelo samba, liderou sambistas ainda adolescente e de onde saiu, em 1955, para formar sua própria agremiação, a Escola de Samba Unidos do Peruche, fundada em 1956 no bairro da Casa Verde. Além de ser um personagem importante da história do samba paulista, condecorado Embaixador do Samba pela União das Escolas de Samba de São Paulo, Seu Carlão é um exímio contador de histórias. Como um griô ele carrega consigo a sabedoria de quem muito viveu e aprendeu com os mais velhos. Seu Carlão não só fundou a Peruche como militou e milita pela tradição do samba paulista.

Serviço
Ato Solene Dia Nacional do Samba
Quando:
 02/12/15, quarta-feira, às 18h00.
Onde: Plenário Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, andar monumental, Ibirapuera/SP
Homenageados especiais: Dona Generosa, presidente do Samba da Laje, Dona Duda Ribeiro, Embaixatriz do Samba de São Paulo, Tia Cida, do Berço do Samba de São Mateus, Seu Dadinho, do Camisa Verde e Branco e Seu Carlão do Peruche.
Evento aberto ao público
Realização: Deputada Leci Brandão / Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Apoio: Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (ASTEC SP), Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, União das Escolas de Samba Paulistana e deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP).
Mais informações: 113886-6790
Imprensa: 113886-6790 / deputadalecibrandao@gmail.com
Crédito Imagens Divulgação: Roger Cipó / Olhar de um Cipó
*O estacionamento da ALESP não é liberado

Nenhum comentário:

Postar um comentário