3 de maio de 2016

Na semana do dia das mães, livro sobre as Mães-Equedes no Candomblé é lançado em São Paulo




Na próxima sexta-feira, 06 de maio, a tradicional Biblioteca Mário de Andrade recebe o lançamento de "Equede - a Mãe de todos". 

Publicado pela Editora Barabô, a obra é um testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, nacionalmente conhecida como Equede Sinha, uma das principais sacerdotisas do Ilé Àṣẹ Ìyá Nasò Oká, a venerável Casa Branca do Engenho Velho, Salvador (BA), fundada em 1830, sendo a primeira casa de Candomblé oficial no Brasil.

“Eu sou uma equede. E uma equede é uma mãe. Então, não me vejo em outra função dentro do axé. Porque eu sou mãe. E não sei mais separar a mãe genética da mãe religiosa”, diz Equede Sinha, no livro organizado por Alexandre Lyrio e Dadá Jaques, que traz histórias inéditas em 172 páginas, além de mais de 200 fotos, tanto do acervo pessoal da autora e da Casa Branca, quanto dos fotógrafos Dadá Jaques, Flávio Damm e da Fundação Pierre Verger.




"Equede" é um cargo, uma função na hierarquia do candomblé, o qual concentra os poderes maternais do acolhimento, do zelo e da educação. Do yorubá “èkejì”, equede é o braço direito da Ìyálòrìṣà (mãe de santo) e zela tanto pelos òrìà (orixás) quanto pelos filhos de òrìṣà de uma casa, um templo, perfazendo, assim, seu perfil inequívoco de Mãe. A partir do relato de Sinha é possível mergulhar no universo de um dos mais famosos terreiros de candomblé nagô do país, na trajetória de mães e mulheres negras na formação da cultura e identidade afro-brasileiras, assim como a sua própria resistência. 

O lançamento de "Equede - a Mãe de Todos" contará com a presença da escritora, apresentação cultural do Afoxé Ilú Egbá e é organizado pelo Grupo Ìkórítá, formado por professores, jornalistas, comunicadores, artistas plásticos, dentre outros; todos adeptos do Candomblé que se unem para o enfrentamento e combate à intolerância religiosa contra as religiões afro-brasileiras e de matriz africana e é o mobilizador da Marcha do Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.



Haverá uma coletiva de imprensa às 17h30 no local do evento, a presença deverá ser confirmada até o dia 5 de maio por e-mail ou no contato abaixo.

Serviço
Data: 6 de Maio, sexta-feira
Horário: das 19h30 às 22h
Endereço: Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 - SP
Valor do livro: R$ 150,00 (a editora não aceita cartões de crédito nem de débito)
Realização: Grupo Ìkórítá 
Apoios: Prefeitura Municipal de São Paulo, Deputada Leci Brandão, Biblioteca Mário de Andrade, B.L Produções, Ìwé Ìmọ̀ - Candomblé sem Segredos, Agência Cts Tur e Cavalo Marinho Audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário