28 de março de 2016

Sobre Relações de Família e Fidelidade de Asè (Papo de Esteira)

Há dias que eu tenho pensado sobre as relações de famílias de Asè. Até tentei escrever um texto sobre, mas, por "n" motivos, ainda não saiu. Encontrei esse texto na página Papo de Esteira, e compartilho. Obvio que o Candomblé não se isenta das influências de uma sociedade de superficialidades, contradições constantes, e a banalização da vida e das relações sociais, mas uma das coisas mais bonitas da educação de Asè, ao meu ver, é a ligação que criamos (ou podemos criar) com a comunidade que constitui nosso Família de Santo.  




FIDELIDADE DE ASÈ

Fulano, se você não consegue ser fiel ao seu Òrìsà, conseguirá ser a si mesmo?

Ciclano, você não pode fazer esse tipo de comentários, não sabe guardar segredos não? Minha filha, você foi olhar búzios em outra casa por que? Não confia em mim não? Filhinho, está certo você sair por ai falando mal do Asè que você se iniciou?

Um tema bastante complexo e também muito difícil nos dias de hoje, onde o mundo tem perdido muito o significado de família, de união e consequentemente de fidelidade, mas mesmo assim é preciso dizer, é preciso relembrar e reviver tudo isso, pois pelo menos no nosso Candomblé, temos uma oportunidade de salvar este valor.

Candomblé simboliza a família e a iniciação de um adepto cria este vinculo de família. O candomblé é uma corrente onde o mais velho puxa o mais novo e assim sucessivamente. É importante que não se quebre a corrente. Precisamos entender isso, o conceito família do candomblé é o que nos mantem em pé. Nossa ligação esta acima de valores apenas humanos, passa a existir, até mesmo pelos atos praticados à ligação entre os filhos como irmãos, temos agora em nossas vidas nosso Òrìsà. Quando começamos a entender este conceito, a fidelidade começa a fazer parte, porque neste espaço e entre estes irmãos e família, nos sentimos seguros. É preciso pensar e repensar se devemos mesmo quebrar esta corrente, pode ser prejudicial pra nós mesmos, pro Asè, e pra família em um todo.





Muitas vezes, será que é necessário um filho se afastar de sua família por motivos pequenos? Será que não se pode haver o diálogo, tentar se acertar? Entendo que onde devemos mais ter a pratica do perdão é dentro de casa! É preciso ceder, é preciso compreender, é preciso tentar se acertar. Como exemplo todos aqui tem família, enquanto crianças quantas e quantas brigas não tivemos com nossos irmãos carnais e nunca deixamos de ser irmãos e nos amamos mesmo assim? Pensemos.

Em contrapartida, é verdade que existe a lei do livre arbítrio, todos tem o direito de ir e vir, mas é importante que avaliemos muito referente a isso, pra não tomarmos uma atitude errada. O diálogo, a conversa, o entendimento, a compreensão, o perdão, são necessários, não podemos deixar que nosso ego, nosso orgulho ferido por coisas bobas tome conta neste momento, é preciso superar, é preciso olhar pra frente, para o bem de todos, é necessário exercer o perdão ou ter humildade para se desculpar em busca de um bem maior para todos, que é a união da família.





É importante destacar que a fidelidade deve ser vista por dois lados, tanto o filho de santo com sua Casa, seus irmãos e seu Pai/Mãe de Santo, quanto o contrário, não podemos fechar os olhos para isso, todos devem se dar o devido valor e assim o respeito, e o conceito família novamente impera e a fidelidade ficará mais fácil de acontecer, porque neste ambiente existe confiança.

Claro que, em alguns casos, não tem jeito, não tem conserto, e então ninguém deve ficar preso, afinal lutamos tanto por liberdade, por que se sentir preso não é mesmo? Porém precisamos pensar e repensar muito antes de uma atitude como esta, e principalmente, verificar a real vontade do Òrìsà, e tenho certeza que o mesmo não quer que seu filho viva infeliz. Caso não exista condições de se manter fiel, acredito que ainda assim deve se manter uma ética e respeito! Também é importante se manter fiel aos segredos deste Asè e os segredos de quarto de santo e tudo mais.

Olorun a gbe wa o
Papo de Esteira
CURTA E/OU COMPARTILHE
https://www.facebook.com/papodeesteiraoficial


Texto Extraído da Página Papo de Esteira 
Fotos: Roger Cipó © Olhar de um Cipó - Todos os Direitos Reservados / All Copyrights Reserved

Nenhum comentário:

Postar um comentário