13 de julho de 2015

A Culpa é da Marmota


(Texto de Roger Cipó)

Chegou curioso, malandreado e um tanto afobado para entender todo o movimento. 
Tenso, não queria saber de tempo e sim de seu contentamento, cai dentro investiu no tormento e foi...
Três batidas na porta de tal da Sinhá e do  convite para entrar, soou aquele Agô antes de avançar. Ah, palavra que não podia faltar, meio que popular, aprendida nas andanças de quem busca um patuá, na besteira de ostentar, e ele entrou.  Mas não demorava a sair.

"Menino venha aqui, pois uma coisa vou lhe pedir: Não quero promessa, nem mesmo dim dim, o que eu te peço, moço novim, é que espere o Orixá chamar por tí!"
"Mas minha velha, como assim?  Como chamar, se é isso que quero pra mim. Já até escolhi roupas, panos, penas, Igbin...
Bem, não paguei... mas parcelei tudim... 
Olha, a senhora que me de outro Ago, posso ser pequininim, mas vou seguir sim!"

E lá se foi, agora mais bravo, pois sem o resultado esperado, ainda tinha lama em seu branco sapato, igualmente parcelado, que no quintal da marmoteira havia sujado.
"Ah que eu nunca mais volto naquela marmota... Essa muié deve tá morta! Se negou ao meu torço da moda, os panos afros que trouxe de fora, mandou cancelar a compra das angolas e me diz que não é minha hora. Quer saber? Eu quero é prova. Não preciso de esmola, eu mesmo pago quem faça agora"

"Se sentido indignado", era o post seguido de triste relato, que logo no chat foi amparado: "Menino entendo o que tens passado, mas estou do seu lado. Pegue logo suas coisas, sou seu amigo e tô com tudo preparado." Mais que imediato, o amor foi  revelado ao Babá que entendera que nada é por acaso.

"Sim! Aqui você foi aceitado. Não ligue pra'quela que disse que o momento é o errado. Até porque, seu Orixá, eu mesmo tenho moldado!"

Por mais de cinco vezes, revirou as roupas e assegurou que tivesse perfeito.

"Ah tá que dou motivo para o povo achar defeito. Vou sai  bem melhor que uns 'sujeito'". Saiu.
Plumado, atracado em seu pano importado de detalhe aveludado, no tecido engomado. Até Posou para o retrato.
 "Olha lá, já nasceu ousado." "Que nada, isso é filho mal criado" - É que o povo resmunga, só não manda recado. 

E agora, o povo queria ver o que viria, ritmado pelo couro, que tocava em maestria. Mas lá no fundo do quintal,  algo estranho acontecia. Enquanto a palma batia, ninguém aparecia. Só sei que o pai de santo tremia, a visita não entendia.

"Oh meu velho, me diga o que que há?"
"Nada minha velha, é coisa que resolvo já."
"Ah tá, mas uma coisa não entendi. Quando ele vai virar?"
"Oras minha mãe. Não é nada pra falar. Mas tinha pressa pra terminar, e eu pouca história pra contar... Nem meus sete, consegui arriar... Mas sabe, né? Sou de bem, resolvi que ia ajudar. 
Fiz de tudo que sabia, para iniciar,  só me restou uma duvida, acho que pode colaborar.

Já que tu bem mais conheces, Como chamo o Orixá? 

[Roger Cipó © Olhar de um Cipó - Todos os Direitos Reservados / All Copyrights Reserved] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário