7 de julho de 2015

A Dofona do Barco de Doze do Ile Oba N'lá


"Eu cheguei aqui em 1968. Eu conheci minha Mãe numa festa que eu vim assistir na casa dela (...) Tinha uma menina de uns 7 ou dez anos - não sei - ela era filha do Ogun e o Ogun dela pegou ela e quando ela começou a dançar na minha frente, foi quando eu bolei... Ai de manhã, uma das irmãs da minha mãe me acordou, me deu um banho e falou que minha mãe precisava de conversar comigo. Me apresentou minha Mãe Edelzuíta, ela foi muito educada comigo, me tratou muito bem, aí ela disse que eu precisava de fazer o santo. Naquela época não houve como fazer, só depois, quando eu já tinha um filho de 6 meses, e ele teve um problema, aí minha Mãe Lilita - filha de Mãe Senhora - me trouxe aqui para jogar ai minha Mãe disse: 'Você tem que fazer seu santo, se não você vai , ou você, ou seu filho'.
Aí minha mãe jogou disse que eu tinha que dar caruru em casa e fazer um ebó. Fizemos esse ebó, demos caruru para Ibeji e meu filho ficou curado. Depois, eu tive que vir fazer o santo (...)


Eu sou a Dofona do barco das doze. Eu entre aqui nessa casa com 21 anos, hoje eu estou com 68 anos...
 Ahhh, meu barco foi lindo! Foi: Eu, do Ogun. Eu sou a Dofona de 12. Foram 2 Xangô - um era meu filho, 4 Osaala, 4 Omolu, e 1 fila da Osun... Foi a coisa mais Linda... Sabe? Tirei resguardo de 6 meses, porque eu sendo Dofona de 12, né? Aí, aquelas pessoas que não podiam ficar na casa, aí eu tirava porque eu era a Dofona. Eu sou a Dofona... Muita Responsabilidade, mas foi muito bom, muito bom mesmo. Eu só tenho que agradecer a Deus e Osaala e Ogun, por ela. Que Deus dê vida e saúde à minha mãe, por muitos e muitos anos e que ela nunca mude... a maneira de tratar a gente e a maneira de trabalhar (cuidar de orixá), que isso é muito importante, né? É só o que eu peço aos Orixás."

[Transcrição editada de depoimento cedido a Olhar de um Cipó, em julho de 2014 na Festa de Homenagem aos 70 anos de Orisá de Mãe Edelzuíta de Osogyian, Iyalorisa do Ilè Obá N'lá - Tradição do Gantois no Rio de Janeiro. Roger Cipó © Olhar de um Cipó - Todos os Direitos Reservados / All Copyrights Reserved]


2 comentários:

  1. Maravilhoso seu blog. Estaremos sempre juntos. Siga nossa página também e esteja sempre a vontade de opinar e participar: http://jardimdofogosagrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ficaria lendo até... Que lindeza! Que carinho! Que verdadeiro!

    ResponderExcluir